quarta-feira, 4 de agosto de 2010

JERRY LEWIS

Jerry Lewis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jerry Lewis
Jerry Lewis

Foto publicitária de 1975.
Nascimento Joseph Levitch
16 de Março de 1926 (84 anos)
Newark, Nova Jersey
Estados Unidos
Ocupação Ator, roteirista, diretor, produtor, cantor e embaixador da Associação da Distrofia Muscular
Principais trabalhos The Errand Boy
The Nutty Professor
The Disorderly Orderly
Cônjuge Patti Palmer (1944–1980), 6 filhos
SanDee Pitnick (1983–presente), 1 filho
Página oficial: The Official Jerry Lewis Comedy Museum and Store
Jerry Lewis, nome artístico de Joseph Levitch (16 de Março de 1926), é um comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor americano. Ficou famoso por sua comédia estilo pastelão feita nos palcos, filmes, programas de rádio e TV e em suas músicas. Lewis também é conhecido por seu programa beneficente anual, o Jerry Lewis MDA Telethon, com o objetivo de ajudar crianças com distrofia muscular. Lewis ganhou vários prêmios honorários incluindo os do American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice, além de ter duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2005, ele recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas.[1]
Em Fevereiro de 2009, Lewis recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o Jean Hersholt Humanitarian Award, o Oscar Humanitário. Lewis também foi creditado como inventor do video assist system, com o objetivo de ter mais visibilidade como ator e diretor ao mesmo tempo durante uma gravação de um filme (algumas pessoas ainda duvidam disso até hoje).[2] Lewis também fez parceria com o cantor e ator Dean Martin em 1946, formando a dupla Martin e Lewis. Além de terem feito sucesso em casas de shows, a dupla também implacou fazendo filmes para a Paramount. Os dois se separaram dez anos depois.

 Biografia

Joseph Levitch nasceu em Newark, Nova Jersey, de pais descendentes de judeus e russos.[3] Seu pai, Daniel Levitch, era Mestre de Cerimônias e ator de vaudeville,[4][5][6] e usava o nome Danny Lewis como nome artístico.[7] Sua mãe, Rachel "Rae" Levitch (antes Brodsky),[8] era pianista de uma rádio.
Lewis começou a atuar aos cinco anos, e aos quinze tinha descoberto o seu talento, em que consistia em dublar canções em um fonógrafo. Primeiramente, ele iria usar como nome artístico o nome "Joey Lewis", mas depois acabou mudando para "Jerry Lewis" para evitar confusões com o nome de outro comediante, Joe E. Lewis, e com o do campeão de boxe, Joe Louis.[9] Ele se formou na Irvington High School em Irvington na Nova Jersey.

 Carreira

 Parceria com Dean Martin

Dean Martin & Jerry Lewis se apresentando no programa The Colgate Comedy Hour, em 1950.
Lewis inicialmente ganhou fama com o cantor Dean Martin, em que este fazia o correto e o outro fazia o palhaço, formando a dupla Martin e Lewis. Os dois se distinguiam em relação a outras duplas dos anos 40, por se interagirem um com o outro durante as apresentações ao invés de seguir um roteiro. No final da década de 40, eles já eram conhecidos nacionalmente, primeiro por suas apresentações em casa de shows, segundo por terem seu próprio programa de rádio, depois por fazerem aparições na televisão (principalmente no programa The Colgate Comedy Hour) e por último, por protagonizarem filmes pela Paramount Pictures, que eram um sucesso atrás do outro.
A partir dos anos 50, os papéis de Dean Martin começaram a serem passados para trás, fazendo com que a relação da dupla começasse a esfriar. A desconsideração de Martin pelo trabalho veio a tona em 1954, quando a revista Look Magazine publicou como capa de sua revista a foto da dupla mas, com a parte de Martin rasgada. A dupla se desintegrou em 25 de Julho de 1956. Com a popularidade da dupla, a DC Comics publicaram os gibis The Adventures of Dean Martin and Jerry Lewis, entre 1952 e 1957. Os gibis continuaram a serem publicados um ano após a separação da dupla e depois disso, a DC Comics continuou a faturar com os gibis The Adventures of Jerry Lewis, tendo somente Jerry Lewis como personagem principal. Ao decorrer dessa última série, Lewis ás vezes se encontrava com Superman, Batman e com outros heróis e vilões da DC Comics.
Dean Martin e Jerry Lewis continuaram a fazer sucesso em suas respectivas carreiras solo, mas ao passar dos anos, nenhum deles comentavam sobre os motivos da desintegração da dupla ou que queriam uma reunião. A próxima vez que os dois seriam vistos juntos em público, seria em 1976 no programa beneficente de Lewis, o Jerry Lewis MDA Telethon. A reunião foi feita de surpresa, planejada por Frank Sinatra. No livro de Lewis, Dean & Me: A Love Story, publicado em 2005, Lewis conta a sua amizade com Martin, que tinha morrido em 1995. A dupla finalmente se reconciliou, após a morte do filho de Martin, Dean Paul Martin e se reuniram novamente em Las Vegas, quando Lewis fez uma surpresa para Martin em seu aniversário.[10]

 Carreira solo

Depois da separação da dupla, Lewis continuou na Paramount e se tornou um artista top com o seu primeiro filme solo, The Delicate Delinquent, de 1957. Ele também manteve uma parceria com o diretor Frank Tashlin, que trabalhava com os desenhos Looney Tunes da Warner. Lewis partiu pra um novo tipo de comédia nos filmes de Tashlin. Os dois fizeram mais cinco filmes juntos, incluindo uma participação especial de Lewis em Li'l Abner de 1959. Lewis quis mostrar que também sabia cantar, lançando o álbum Just Sings em 1957. No álbum incluia os hits "Rock-a-Bye Your Baby with a Dixie Melody" (canção associada com Al Jonson e mais tarde re-popularizada por Judy Garland) e "It All Depends on You".
Os filmes The Delicate Delinquent, Rock-a-Bye Baby e The Geisha Boy, produzidos por Wallis, não agradou Lewis em relação a comédia, pois não fazia o seu tipo. Em 1960, Lewis terminou seu contrato com Wallis com o filme Visit to a Small Planet, e partiu para a produção com o filme Cinderfella. Cinderfella foi lançado no Natal de 1960, a pedido do próprio Lewis, e a Paramount, querendo um filme pro mês de Julho de qualquer jeito, mandou Lewis fazer mais um filme. Foi aí que Lewis estreiou na direção com The Bellboy. Esse filme teve o Fontainebleu Hotel de Miami como cenário, pouco orçamento, curto ou quase nenhum roteiro e gravação feita às pressas, com Lewis trabalhando com o filme de dia e se apresentando por lá mesmo à noite. Bill Richmond o ajudou com o roteiro e durante as filmagens, Lewis usou a técnica em usar câmeras e circuitos monitores, o que ajudava em poder rever a suas cenas após de terem sido gravadas.
Mais tarde, incorporando o videotape e com o equipamento ficando mais portátil e disponível, essa técnica passou a ser chamada de video assist. Após The Bellboy, Lewis passou a dirigir outros filmes com Bill Richmond o ajudando no roteiro, como The Ladies Man e The Errand Boy de 1961, The Patsy de 1964 e o conhecido The Nutty Professor de 1963, o qual ganhou uma refilmagem protagonizada por Eddie Murphy em 1996 e sua sequência em 2000 chamada, Nutty Professor II: The Klumps, ambas produzidas por Lewis para a Universal Pictures e Image Entertainment. Tashlin revezava o cargo de direção com Lewis, dirigindo os filmes It's Only Money de 1962 e Who's Minding the Store? de 1963. Em 1965, Lewis dirigiu e escreveu (com ajuda de Bill Richmond) o filme The Family Jewels, que era sobre uma órfã rica que tinha herdado uma fortuna de seu pai falecido e tinha que escolher entre seus seis tios para ser seu novo pai. Mesmo tendo gostado de todos os tios, ela tinha um carinho muito grande por seu chofér, Willard. Os seis tios e o chofér foram todos interpretados por Lewis.
Lewis no Festival de Cannes, em 2009.
Em 1966, Lewis, com 40 anos, viu sua carreira declinar aos poucos com seus filmes de pouca bilheteria. Com isso, Lewis terminou o seu contrato com a Paramount e assinou com a Columbia Pictures, onde passou a fazer mais alguns filmes. Lewis foi professor de direção na University of Southern California, em Los Angeles, por muitos anos, tendo alunos como Steven Spielberg e George Lucas.[11] Em 1968, ele tinha passado o filme de Spielberg, Amblin' e disse: "Assim é como se produz filmes.".[12] Lewis estrelou e dirigiu o filme The Day the Clown Cried em 1972, que chegou a não ser lançado. O drama era sobre o campo de concentração Nazista.
Lewis raramente comentava sobre a experiência de fazer esse filme, mas só uma vez disse o porque que tinha desistido dele. O filme não viu a luz do dia, por conta de dificuldades financeiras que surgiu em sua pós-produção. Mas no livro Dean & Me, Lewis conta que o verdadeiro motivo de não ter lançado o filme, é que ele não tinha ficado satisfeito com o resultado. Lewis acabou também fazendo peças musicais. Em 1976, ele apareceu no revival de Hellzapoppin' com Lynn Redgrave, mas não chegou a ser apresentado na Broadway.[13] Em 1994, ele fez sua estréia na Broadway, como substituto fazendo o Diabo no revival do musical de baseball, Damn Yankees, com coreografia feita pelo diretor (na época futuro) Rob Marshall, do filme Chicago.[14]
Lewis retornou aos cinemas em 1981, com o filme Hardly Working, em que estrelou e dirigiu. Mesmo tendo sido um fracasso de crítica, o filme arrecadou 50 milhões de dólares nas bilheterias. Após Hardly Working, ele partiu para fazer o filme The King of Comedy, dirigido por Martin Scorsese. Ele interpretou um apresentador de TV que é seguido e sequestrado por dois fãs obsessivos (interpretados por Robert DeNiro e Sandra Bernhard). O personagem foi baseado e oferecido a Johnny Carson, mas acabou ficado com Lewis. Lewis continuou a fazer filmes na década de 90, principalmente fazendo participações em Arizona Dream de 1994 e Funny Bones de 1995. Ele apareceu em um episódio de Mad About You em 1992, interpretando um excêntrico bilionário. Em 2008, Lewis reprisou o personagem Prof. Kelp, em The Nutty Professor, em seu primeiro filme de animação CGI. O filme é a sequência do filme de 1963, e tem também no elenco o ator e cantor Drake Bell como o sobrinho de Julius, Harold.
Na televisão, Lewis teve três programas chamados The Jerry Lewis Show. O primeiro foi em 1957 na NBC, o segundo foi em 1963 na ABC que tinha sido um fracasso de audiência e cancelado 13 semanas depois, e o terceiro em 1967 na NBC novamente. Em 1984, Lewis teve o seu próprio talk-show que durou somente cinco semanas. Lewis e seus personagens populares foram transformados em desenho em Will the Real Jerry Lewis Please Sit Down?. O desenho da Filmation foi transmitido pelo canal ABC em 1970, e teve somente 18 episódios. A série estrelou David Lander (Laverne & Shirley) fazendo a voz de Lewis.
Lewis ganhou grande popularidade na Europa: ele era constantemente aclamado por alguns críticos franceses da revista Cahiers du Cinéma por sua comédia escrachada, em parte também por ter tomado controle da maioria de seus filmes, comparável a Howard Hawks e Alfred Hitchcock. Em Março de 2006, o Ministério da Cultura da França premiou Lewis com a Légion d'Honneur, o nomeando como "O palhaço favorito dos Franceses".[15]
Em 1994, o filme North, tinha faturado várias cenas dos filmes antigos de Lewis. Em Junho de 2006, Lewis anunciou que tinha planos pra fazer uma adaptação musical de The Nutty Professor.[16] Em Outubro de 2008, em uma entrevista para a rádio Melbourne, Lewis disse que contratou os compositores Marvin Hamlisch[17] e Hupert Holmes para escreverem a peça para estréia na Broadway em Novembro de 2010.[18] Em 2009, Lewis foi ao Festival de Cannes para anunciar o seu retorno como protagonista após 13 anos com o filme Max Rose, seu primeiro como protagonista desde The King of Comedy.

 Filme biográfico de Martin e Lewis

Lewis foi interpretado pelo ator ganhador do Emmy Award, Sean Hayes (Will & Grace), no filme feito para televisão, Martin and Lewis, em 2002. O filme contava a história da dupla, desde quando Lewis conheceu Dean Martin (interpretado por Jeremy Northam) até a separação em 1956. Hayes conheceu Lewis durante as filmagens, e sua atuação foi indicada ao Screen Actors Guild Awards.

 Vida pessoal

 Família

Lewis se casou duas vezes:
  • Primeira esposa: Patti Palmer (nome artístico de Esther Calonico).[19] Palmer foi cantora e tinha trabalhado com Ted Fio Rito[20], e depois com Lewis quando os dois tinham se conhecido. Lewis só foi trabalhar solo e depois com Dean Martin, quando Palmer ficou grávida do primeiro filho dos dois. O casal se casou no dia 3 de Outubro de 1944 e se separou em Setembro de 1980.[21]
  • Segunda esposa: SanDee Pitnick. Se casaram no dia 13 de Fevereiro de 1983. Lewis na época tinha 56 anos. Os dois se casaram em Key Biscayne, na Flórida. Na época, SanDee tinha 32 anos e era dançarina.[22]
Lewis teve seis filhos no primeiro casamento, e uma filha no segundo:
  • Gary Harold Lee Levitch (31 de Julho de 1945).[23] O nome de Gary foi legalmente mudado pra Gary Lewis. Gary entrou no mundo musical na década de 60, como vocalista da banda Gary Lewis & the Playboys.[24]
  • Ronald Lewis (adotado em Julho de 1950).
  • Scott Lewis (Fevereiro de 1956).
  • Christopher Joseph Lewis (Outubro de 1957).
  • Anthony Lewis (Outubro de 1959)
  • Joseph Lewis (Janeiro de 1964 – 24 de Outubro de 2009). Morreu de overdose.[25]
  • Danielle Sarah Lewis (adotada em Março de 1992).[26]
Lewis atualmente vive em Las Vegas, Nevada.

 Problemas de saúde

Lewis sofreu por anos de dores nas costas, decorrente de uma queda que quase o deixou paralizado durante uma apresentação no Sands Hotel, em Las Vegas em 1965.[27][28] Ele acabou se viciando em Percodan, pra aliviar a dor,[29] mas diz que desde 1978 está longe dos remédios.[30] Em Abril de 2002, Lewis passou por uma "Sinergia" de neurostimulador, causado pelo Medtronic,[31] que tinha sido implantado em suas costas e ajudado a reduzir o desconforto que sentia. Lewis agora é um dos porta-vozes da Medtronic.[32][33]
Em Dezembro de 1982, Lewis tinha sofrido um sério ataque cardíaco e um menos grave anos depois, em 2006, enquanto voava de Nova York para Califórnia[34] Foi descoberto que ele tem pnemonia, e também um coração frágil. Ele passou por um cateterismo cardíaco, e dois stents foram colocados em uma de suas artérias, a qual ficou 90% bloqueada. A cirurgia fez com que voltasse a bombar sangue ao coração e permitiu com que repercurtisse em problemas posteriores. O cateterismo fez com que Lewis cancelasse vários compromissos, mas a sua recuperação foi ótima.
Em 1999, sua tour na Austrália foi cancelada quando ele foi hospitalizado em Darwin com meningite viral. Ele ficou doente por mais de cinco meses. Foi delatado pela imprensa Australiana que ele tinha se recusado a pagar seu tratamento; mas Lewis escondeu que a confusão com o pagamento foi culpa do seu plano de saúde. Todo esse problema fez com que ele processasse a seguradora.[35]
Lewis combateu câncer de próstata,[36] diabetes,[37] e fibrose pulmonar,[38] e teve dois ataques cardíacos. O tratamento com Prednisona contra a fibrose pulmonar fez com que ele ganhasse peso, mudando totalmente a sua aparência. Em Setembro de 2001, Lewis ficou sem condições de aparecer em um evento beneficente produzido pelo comediante Steve Alan Green no London Palladium. Alguns meses depois, Lewis se submeteu há uma longa reabilitação, que o impediu de voltar a trabalhar.

 Prêmios e indicações

Estrela de Lewis na Calçada da Fama.

 Anos 50

  • 1952 – Ganhador do Photoplay Special Award do Photoplay Award (dividido com Dean Martin).[39]
  • 1952 – Indicado ao Emmy Award na categoria "Melhor Comediante Masculino ou Feminino" (dividido com Dean Martin).[40]
  • 1954 – Ganhador do Golden Apple Award na categoria "Melhor Ator Cooperativo" (dividido com Dean Martin).[41]
  • 1958 – Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Artista Masculino".[42]
  • 1959 – Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Artista Masculino".[43]

 Anos 60

  • 1960 – Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Artista Masculino".[44]
  • 1961 – Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Artista Masculino" e "Melhor Atuação Cômica", pelo filme Cinderfella.[45]
  • 1962 – Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Artista Masculino".[46]
  • 1963 – Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Artista Masculino".[47]
  • 1964 – Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Artista Masculino".[48]
  • 1965 – Ganhador do Golden Laurel Special Award do Golden Laurel Award.[49]
  • 1966 – Indicado ao Golden Globe Award na categoria "Melhor Ator – Filme de Comédia ou Musical", pelo filme Boeing Boeing.[50]
  • 1966 – Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Atuação Cômica", pelo filme Boeing Boeing.[51]
  • 1966 – Indicado ao Fotograma de Plata na categoria "Melhor Ator Estrangeiro".[52]

 Anos 70

  • 1977 – Indicado ao Nobel Peace Prize pelo Representante Americano Les Aspin (Aspin notou durante 11 anos que o Jerry Lewis MDA Telethon tinha arrecadado mais de 95 milhões de dólares em prol da distrofia muscular).[53]

 Anos 80

 Anos 90

  • 1998 – Ganhador do Lifetime Achievement Award in Comedy do American Comedy Award.[55]
  • 1999 – Ganhador do Career Golden Lion Award no Festival de Venice.

 Anos 2000

  • 2004 – Ganhador do Career Achievement Award do Los Angeles Film Critics Association.[56]
  • 2005 – Ganhador do Governors Award do Emmy Award.[57]
  • 2005 – Ganhador do Lifetime Achievement Award do Las Vegas Film Critics Society Award.
  • 2005 – Ganhador do Golden Camera for Lifetime Achievement Award do Golden Camera Award.
  • 2005 – Ganhador do Nicola Tesla Award do Satellite Award.
  • 2006 – Ganhador do Satellite Award na categoria "Melhor Artista Convidado" pela série Law & Order: Special Victims Unit.[58]
  • 2009 – Ganhador da estrela da Calçada da Fama de Nova Jersey.
  • 2009 – Ganhador do Jean Hersholt Humanitarian Award no 81º Academy Award.[59] 

5 comentários:

  1. muita, passei minha infância vendo os filmes dele, é muito bom revelo. adorei ter lido a respeito,deu para matar sd

    ResponderExcluir
  2. sim muitas saudades sou um fã deste cara que saudades lembro q eu e meu pai que ja nao esta mais aki viamos e juntos riamos muito SAUDADES so oque restou gostaria de ver este monstro sagrado ao vivo mas quem sou eu para isto mas mesmo assim pesso a DEUS saude para este grande cara que marcou minha vida ...........

    jpjdepaula@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Jerry Lewis fez parte da minha infância e juventude.Este sim é um ator que nunca deveria ter saido de cena.

    ResponderExcluir
  4. Na minha infância assistia muito seus filmes, gostaria que alguma emissora voltasse a passar, bons tempos com programação familiar e inocente, onde rir e ser feliz era tudo de bom..
    Jerry desejo que tenha muita saude e que ainda apareça na tv pra revermos sua alegria.
    Que o Pai Celestial te abençoe grandemente, por ser este representante de alegria e caridade para com o seu próximo.

    Margareth Jeronymo

    ResponderExcluir
  5. um dos melhores da tv que eu viiii....100+..saudades..

    ResponderExcluir

SENTIU SAUDADE?